- Comentar
Depois das filas no primeiro dia, a Madeira já vacinou contra a Covid-19 mais de dois mil jovens entre os 12 e os 17 anos. Esta quarta-feira é o segundo dia de inoculações desta faixa etária e, em declarações à TSF, o Diretor Regional da Saúde da região autónoma, Herberto Jesus, fez um balanço positivo do exercício.
"Estamos à volta dos 2100" vacinados, assinalava o responsável num momento em que ainda não tinha dados finais sobre o número de vacinas administradas. Num dia que é de semana e "como é necessária a presença de um tutor legal", os números não são tão elevados como os do último fim de semana, mas Herberto Jesus garante que "estão sempre a aparecer jovens, com grande alegria, para tentarem ser vacinados".
Herberto Jesus faz um balanço do segundo dia de vacinação dos jovens dos 12 aos 17 anos.
Para já, as autoridades de Saúde da Madeira querem vacinar "o mais rápido possível, com critério, qualidade e segurança" e com recurso a mais open days.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Também já estamos a pensar e a articular que, em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, quem lá chegue - desde que haja vacinas - é vacinado independentemente do grupo etário", num esforço para acelerar o processo.
"Se fossemos só científicos, nunca veríamos vacinas em nenhum de nós."
Sobre este segundo dia da vacinação, Herberto Jesus assinala a "grande satisfação de todos os intervenientes", entre jovens, profissionais de saúde e pais, "que têm agradecido de viva voz este primeiro passo para proteger todos os mais jovens, independentemente do que isso signifique no futuro".
Isto porque, assinala o responsável, "se fossemos só científicos, nunca veríamos vacinas em nenhum de nós porque ainda não existem estudos suficientes para a aprovação em todos os grupos etários", o que significa que "estamos a utilizar uma vacina que tem uma autorização especial, de emergência, dada pela EMA", que tem sido aplicada nos vários países e grupos etários.
