- Comentar
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerou esta terça-feira positiva a evolução dos casos de Covid-19 em Odemira e remeteu para o Conselho de Ministros de quinta-feira a avaliação sobre a cerca sanitária.
Questionado pelos jornalistas sobre se a cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira (Beja) poderá ser levantada já na quinta-feira, o ministro disse que "o Conselho de Ministros fará a avaliação".
O ministro da Administração Interna falava aos jornalistas após a reunião da 'task force' do concelho para acompanhamento das medidas relacionadas com a pandemia da Covid-19, na qual participou, tal como a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
"Eu chamo a atenção que é necessária resiliência e que estas medidas têm um tempo de aplicação em regra que é apontado, esse é o referencial internacional", que tem a ver com a "incidência a 14 dias", disse.
É este o referencial internacional de comparação entre países, no que toca à incidência da Covid-19, acrescentou, elogiando a "determinação" que fez com que Portugal "passasse de uma situação complexa", como a que existia "no início do ano", para ser, "há mais de um mês, o país em melhor situação de incidência em toda a Europa".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Eduardo Cabrita diz que prioridade da cerca sanitária em Odemira é a saúde pública
Sobre um primeiro balanço da cerca sanitária decretada pelo Governo para as freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, duas das 13 freguesias do concelho de Odemira, Eduardo Cabrita aludiu a "uma avaliação muito positiva do esforço feito por todas as entidades".
Durante o mês de abril e até segunda-feira, "foram realizados 11 mil testes" de rastreio à Covid-19 em Odemira, que "completou ontem a vacinação de todos os cidadãos identificados com mais de 60 anos de idade", além da vacinação já verificada antes, nomeadamente da comunidade educativa.
"É, provavelmente, o primeiro concelho do país a completar a vacinação de todos os cidadãos com mais de 60 anos de idade", salientou o ministro.
Lembrando que Odemira tem mais 11 freguesias, que já estão em desconfinamento, Eduardo Cabrita assinalou que, desde quinta-feira, dia em que foi decretada a cerca sanitária, "não se regista nenhum novo caso na freguesia de Longueira-Almograve".
E na freguesia de São Teotónio, acrescentou, a incidência de casos nos últimos 14 dias passou de 127 para 53.

Leia também:
"Não tem sentido nenhum." MAI diz que ninguém vai ser obrigado a sair do Zmar
"Temos uma evolução que, claramente, prova que estamos no caminho certo e temos de manter esta resiliência que leva aqui a uma redução para menos de metade da incidência nestas duas freguesias", congratulou-se.
De acordo com o ministro da Administração Interna, esta evolução acompanha "o esforço que os portugueses têm de continuar a fazer para que continuemos a ser um bom e não um mau exemplo", tendo sido "muito positivo" que, esta segunda-feira, "tenha sido o primeiro dia, em muitos meses", em que "não foi registado um único caso em todo o Alentejo".
"É também muito positivo que em três dos últimos 10 dias não tenha havido nenhuma morte em todo o país", o que "só tinha acontecido no já longínquo dia 03 de agosto do ano passado", sublinhou.
Contudo, é preciso cautela, porque a pandemia "não acabou" e exige "um combate de resiliência coletiva", insistiu o governante.
