Maiores de 18 anos começam a ser vacinados a 4 de julho

Gouveia e Melo alerta que a estimativa da task-force está dependente da entrega de vacinas.

O coordenador da task-force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 apontou esta quarta-feira a data de 4 de julho para começar a vacinar as pessoas com mais de 18 anos, ou seja, todas as faixas etárias estarão em processo de vacinação dentro de 15 dias.

"A nossa estimativa é começar a vacinar pessoas com 20 anos a 4 de julho. Quando digo 20 anos é dos 18 até aos 30 anos. Dentro de 15 dias temos todas as faixas etárias em processo de vacinação", sublinhou o vice-almirante Gouveia e Melo durante uma audição na comissão parlamentar de Saúde, na Assembleia da República.

Gouveia e Melo alertou, no entanto, que a estimativa da task-force está dependente da entrega de vacinas. O coordenador do plano admite que as zonas populosas, como Lisboa e Vale do Tejo, são as que estão mais atrasadas no processo de vacinação, o que se deve, exclusivamente, à escassez de farmácos.

"Tenho ouvido que a solução é vacinar mais, dá a sensação que não estamos a vacinar ao máximo que podemos, mas queria deixar claro que estamos a vacinar ao máximo que podemos. Temos stock limitados", esclareceu.

A meta de vacinar 70% da população portuguesa no início de agosto pode estar comprometida pelo atraso na entrega de vacinas. Gouveia e Melo admite que a presumível imunidade de grupo pode sofrer um atraso de 15 dias.

"A expectativa de terminar os 70% de primeiras doses a 8 de agosto tem sido comprometida por adiamentos de entregas e produção de vacinas de duas marcas", adiantou.

E acrescentou: "É prudente dizer que a meta pode atrasar-se por 15 dias, se continuarem a existir sucessivos atrasos".

Quase um terço dos portugueses já têm a vacinação completa contra a Covid-19 com a toma das duas doses, mais cerca de 381 mil do que na semana anterior, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS), no mais recente relatório do processo de vacinação, divulgado na terça-feira.

De acordo com o documento, 2.947.718 pessoas já receberam as duas tomas da vacina contra a Covid-19, o que equivale a 29% da população, 381.498 das quais na última semana.

Notícia atualizada às 11h56

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de