Mais de 151 mil eleitores já pediram voto antecipado

Quem desejar votar antecipadamente tem até quinta-feira para se inscrever.

Até à meia-noite desta quarta-feira, em três dias, 151.396 pessoas já tinham pedido o voto antecipado em mobilidade para as Presidenciais, disse à TSF fonte do Ministério da Administração Interna.

Este número representa mais de o triplo dos eleitores que votaram antecipadamente em 2019, nas últimas legislativas, quando 50.638 se deslocaram às urnas uma semana mais cedo, tendo-se inscrito 56.287.

Os portugueses que não puderem votar na sua área de residência no dia 24 de janeiro podem pedir até quinta-feira para exercer o seu direito de voto uma semana antes, numa mesa de voto à sua escolha.

O pedido pode ser feito por via eletrónica junto do Ministério da Administração Interna no site www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no Parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições europeias e legislativas de 2019.

Assim, quem quiser antecipar o seu voto para 17 de janeiro, num qualquer município, em vez do dia 24 na mesa de voto onde está inscrito, tem de o pedir até quinta-feira.

O eleitor deve mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico..

No próximo domingo, dia 17 de janeiro, o eleitor vota na mesa do local escolhido.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de