- Comentar
O incêndio em Garrocho, no concelho da Covilhã, que deflagrou às 03h18 de sábado, alastrou para Manteigas, no distrito da Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.
Relacionados
Até pode chuviscar, mas quase 70 concelhos estão em perigo máximo de incêndio
Temporal nos Açores. Raio atinge casa e faz 11 feridos em Vila Nova
Segundo a mesma fonte, o incêndio acontece numa zona de montanha e "está a decorrer mesmo na zona do Maciço Central da Serra da Estrela". O incêndio continua ativo e "não existem casas em perigo".
O CDOS de Castelo Branco adiantou ainda que a falta de acessos "está a condicionar o combate [ao incêndio]".
O incêndio está a ser combatido por 402 operacionais, auxiliados por 115 viaturas e 10 aeronaves, de acordo com a informação disponível às 14h00 no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
À TSF, o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil revelou que o final da etapa da Volta a Portugal não está em risco. A praia fluvial de Verdelhos teve de ser evacuada devido a este incêndio.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em declarações à RTP3, o comandante José Miranda acrescenta que o fogo já provocou três bombeiros feridos sem gravidade.
Perto de 70 de concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Leia também:
Até pode chuviscar, mas quase 70 concelhos estão em perigo máximo de incêndio
O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio rural cerca de 60 concelhos dos distritos Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Fogo quase mudou planos da Volta
Apesar do incêndio em Garrocho, a terceira etapa da 83.ª Volta a Portugal em bicicleta vai manter o seu percurso original, confirmou à Lusa o diretor da prova.

Leia também:
Terceira etapa da Volta esteve ameaçada pelo fogo, mas mantém percurso original
"Às 09h30, decidimos que estavam reunidas as condições para manter a etapa original", declarou Joaquim Gomes à agência Lusa, indicando, contudo, que, "durante a madrugada, houve um grande esforço para encontrar um percurso alternativo".
O diretor da Volta a Portugal destacou ainda a "estreita colaboração com o comandante distrital da Proteção Civil de Castelo Branco, com a unidade de GNR de Montanha e com o comandante do Destacamento de Trânsito Eventual" que permitiu que a terceira etapa mantenha o traçado inicial.
*Notícia atualizada às 17h00