Mais de 450 portugueses em recolha de fundos para Santuário de Fátima na Venezuela

A comunidade portuguesa de Carrizal prevê inaugurar, em outubro, a maior réplica local do Santuário de Fátima, em Los Altos Mirandinos.

Mais de 450 portugueses participaram numa tertúlia organizada pela Academia do Bacalhau de Caracas (ABC) para angariar fundos para a construção de uma réplica do Santuário de Fátima, a sul de Caracas, a inaugurar em outubro.

"Temos mais de 450 pessoas, há muitos anos que não tínhamos uma tertúlia assim... o que angariarmos vai ser encaminhado para as obras do Santuário de Fátima", em Los Altos Mirandinos, disse, no domingo, à Lusa, António de Ponto, um responsável da ABC, uma das 62 academias do bacalhau em todo o mundo.

O encontro, que contou com a presença do diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa do governo da Madeira, Rui Abreu, marcou o reinício das tertúlias em Caracas, afirmou o presidente da ABC, José Luís Ferreira, "depois de a pandemia [da Covid-19]" ter imposto "quase dois anos de inatividade".

Por outro lado, o tesoureiro da ABC disse que "muita gente" de Portugal precisa de ajuda por não ter "recursos para comprar medicamentos e pagar tratamentos hospitalares" na Venezuela.

"Há muitos compatriotas a viver em situações precárias. Seria muito bom se o Governo português pudesse ajudar", salientou, uma vez que a ajuda da comunidade não consegue dar resposta a todos os pedidos.

A comunidade portuguesa de Carrizal, no estado venezuelano de Miranda, prevê inaugurar, em outubro, a maior réplica local do Santuário de Fátima, em Los Altos Mirandinos, a cerca de 30 quilómetros a sul de Caracas.

O projeto de construção começou em 3 de julho de 2008, com o lançamento da primeira pedra durante uma visita do antigo presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim e do antigo núncio apostólico na Venezuela Giacinto Berloco.

As obras começaram em agosto desse mesmo ano, numa área de construção de 22 mil metros quadrados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de