Marcelo deu o exemplo e garante que há vacinas da gripe para todos

O Presidente da República encontra-se esta segunda-feira com a ministra da Saúde porque quer "ouvir todos, quanto mais melhor".

Há vacinas contra a gripe suficientes para todos os portugueses que as desejem receber, garante Marcelo Rebelo de Sousa, depois de ter sido vacinado na Unidade de Saúde Familiar Descobertas, em Lisboa, com direito a cobertura jornalística para "dar o exemplo".

"Até à primeira semana de dezembro, todos os que quiserem vacinar-se serão, progressivamente, vacinados", disse o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda receber esta segunda-feira a ministra da Saúde em Belém, a primeira de um conjunto de dezenas de audições que o Presidente vai fazer a personalidades da área da Saúde e da Economia.

"Penso que é fundamental que todas as instituições relacionadas com a saúde, mas também com a economia e sociedade, possam dizer como é que veem o que o país vive e como é que podem enfrentar esta situação em conjunto (...). É muito importante ouvir todos, quanto mais melhor", justificou Marcelo Rebelo de Sousa.

Presidentes de outros países, como Emmanuel Macron, em França, exemplifica, ouvem com frequência um conjunto de especialistas e já mudaram várias vezes a política de resposta à pandemia com base nestes encontros, nota.

A vacina da gripe está a partir desta segunda-feira disponível para mais grupos populacionais, com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou a 28 de setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados.

Habitualmente, a campanha de vacinação começa apenas a 15 de outubro, mas este ano arrancou mais cedo, devido à pandemia de Covid-19.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de