- Comentar
A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou estar muito preocupada em relação à nova variante do coronavírus detetada na África do Sul. Para já, o Governo está muito atento às informações que estão a ser partilhadas sobre este assunto.

Leia também:
"Muita preocupação." Ministra da Saúde atenta a nova variante da África do Sul
Marta Temido esclareceu também esta sexta-feira que para se visitar lares e hospitais vai ser necessário fazer um teste PCR ou antigénio com relatório laboratorial. Os autotestes não serão válidos nestes casos.

Leia também:
Visitas a lares e hospitais só com teste PCR ou antigénio com relatório laboratorial
A Itália e a Alemanha vão proibir a entrada nos seus territórios de viajantes da África austral devido à nova variante da Covid-19 detetada na África do Sul, anunciaram os ministros da saúde alemão e italiano.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Itália e Alemanha proíbem entrada de viajantes da África Austral
Luís Marques Mendes, que segue "um traço de coerência", desde que, há 14 anos, deixou a vida política ativa, de não se pronunciar publicamente acerca do apoio às lideranças do PSD, justifica a decisão pela necessidade de um ex-líder manter "algum recato", e garante que nada se pode presumir a partir das suas palavras. "Ao longo destes quatro anos, critiquei Rui Rio porque era ele o líder do partido", explica, notando, no entanto, que também o elogiou. E confidenciou ainda, na entrevista conduzida por Fernando Alves, na Manhã TSF: "Sei muito bem em quem vou votar".

Leia também:
Braço-de-ferro entre bases e aparelho "é ficção científica". Rio e Rangel não divergem muito ideologicamente
O desejo é simples: "Paguem o que devem o mais rapidamente possível". É com este apelo que o PSD denuncia o atraso no pagamento aos bombeiros, por parte do governo, de despesas e honorários relativos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais - DECIR 2021, designadamente os que são devidos pelo prolongamento do dispositivo até ao final do passado mês de outubro.

Leia também:
PSD acusa Governo de "calote" de dezenas de milhares de euros aos bombeiros
O Ministério da Administração Interna garante que as dívidas aos bombeiros - assunto levantado pelo PSD - serão pagas no início de dezembro. O esclarecimento surge depois de o deputado social-democrata Duarte Marques ter acusado o Executivo de ainda não ter saldado a dívida relativa ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. O PSD referiu mesmo num "calote" por parte do Governo, mas, ouvida pela TSF, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, rejeita as acusações do maior partido da oposição.

Leia também:
"Calote" aos bombeiros? Prolongamento do dispositivo aumentou despesa mas pagamento está para breve
João Cotrim de Figueiredo, presidente do Iniciativa Liberal, em entrevista ao programa "Em Alta Voz", da TSF e do Diário de Notícias, deixa claro que nunca se pode dar a democracia como garantida. Explica o posicionamento dos liberais, defende um estado "pequeno, mas forte" e traça os objetivos para as próximas legislativas. O partido espera eleger entre quatro e sete deputados e garante que nunca fará acordos, de governo ou parlamentares, com o CHEGA, o PS, o PCP ou o Bloco de Esquerda.

Leia também:
IL recusa "acordo com Chega, PS, PCP ou BE" e alerta: não se pode tomar a "democracia como garantida"
Arrisca-se a ser um Conselho Nacional muito diferente dos realizados no último ano e meio, que culminaram em reuniões quentes, longas e de facas afiadas. Depois do apelo ao boicote por parte de Nuno Melo, na sequência do imbróglio jurídico gerado pelo pedido de impugnação do encontro que decidiu o adiamento do Congresso do partido, perto de duas dezenas de conselheiros garantem à TSF que vão faltar à chamada de Francisco Rodrigues dos Santos. É o caso dos deputados Telmo Correia, Cecília Meireles e João Almeida, mas também de antigos dirigentes como Nuno Magalhães e o vereador da Câmara de Lisboa e presidente daquela concelhia, Diogo Moura.

Leia também:
Conselho Nacional do CDS esta noite por videoconferência. Conselheiros falam em "farsa"