Mergulhadores da Marinha neutralizam engenhos na praia do Furadouro

Os engenhos Marine Marker são utilizados para sinalizar posições que ajudem na navegação.

A equipa de Inativação de Engenhos Explosivos dos Mergulhadores da Marinha identificou e neutralizou esta quinta-feira dois engenhos 'Marine Marker', que foram encontrados na praia do Furadouro, no concelho de Ovar.

A Polícia Marítima recebeu o alerta para a existência dos dois objetos esta tarde, tendo transportado os engenhos para um "local seguro", onde viriam a ser detonados pelos mergulhadores da Marinha. No local, estiveram também os Bombeiros Novos de Aveiro.

Em comunicado, aquela autoridade explica que devido à confluência de rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho, designado 'Marine Marker', é encontrado "com alguma frequência" ao longo da costa portuguesa e "requer precauções no seu manuseamento".

Este tipo de engenho é utilizado para sinalizar posições que ajudem sobretudo à navegação, mas também a meios aéreos identificarem atividades naquela área.

"Ainda que aparentem um estado estável e seguro", estes engenhos são utilizados em ambiente marítimo para a sinalização de posições e poderão encontrar-se acionados e totalmente funcionais, contendo ainda parte da sua carga, "como foi o caso de hoje", explicam as autoridades.

Por conter fósforo branco que deflagra na presença de oxigénio e que pode causar queimaduras graves se encontrar em contacto com a pele, este engenho requer precauções no seu manuseamento.

Nesse sentido, não devem ser manuseados ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de