Metade da população residente em Portugal concentra-se em apenas 31 municípios

O Instituto Nacional de Estatística verifica que os desequilíbrios na distribuição da população pelo território "acentuaram-se".

Cerca de metade da população residente em Portugal está concentrada em apenas 31 municípios, segundo os dados provisórios do Censos2021, divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os desequilíbrios na distribuição da população pelo território "acentuaram-se", constata o INE, assinalando que "a evolução demográfica da última década ao nível do município permite verificar que os territórios localizados no interior do país perdem população e que os municípios que registam um crescimento populacional se situam predominantemente no litoral".

Além disso, segundo os dados, verifica-se "uma concentração" em redor de Lisboa e na região do Algarve.

"Acentuaram-se, desta forma, os padrões de litoralização do país e o movimento de concentração da população junto da capital, fenómenos que se têm vindo a reforçar nas últimas décadas", refere.

Esta é a segunda fase de divulgação de resultados provisórios dos Censos 2021, antecipando a data inicialmente prevista de 28 de fevereiro de 2022, depois da divulgação de resultados preliminares em 28 de julho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de