Milhares de casas sem energia. EDP espera situação agravada esta tarde

Há perto de 400 operacionais no terreno para combate aos problemas na rede elétrica.

Há milhares de casas sem energia elétrica no norte do país, em particular nos distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real, devido à passagem da depressão Elsa. A diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio, explica que à TSF que estão no terreno cerca de 400 operacionais, pelo que a energia tem sido restabelecida "de forma regular".

A empresa de distribuição elétrica prepara-se para uma tarde pior em termos meteorológicos e, por isso, garante estar a acompanhar de perto todas as ocorrências, como tem feito desde o final da tarde de ontem.

"Vai agravar-se nas próximas horas, estamos a mobilizar todos os recursos", garante a responsável da EDP, que acrescenta que "a depressão vai deslocar-se pelo que, com certeza, outras zonas serão afetadas e a previsão que temos do IPMA traz-nos alguma preocupação."

Tendo em conta a previsão, Fernanda Bonifácio assegura que, caso se revele necessário, a EDP reforça os meios e equipas para dar resposta a todas as situações de falha. A empresa está em "estado de alerta" desde as 18h desta quarta-feira para gerir uma possível crise", sendo que já o agravou para "estado perturbado".

"Estamos a apreciar a situação em cada instante e vamos reforçando, em cada momento, as equipas operacionais", explica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou na quarta-feira para vermelho o aviso relativo aos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à previsão de chuva forte e persistente a partir de quinta-feira.

O aviso do IPMA vigora entre as 12:00 e as 21:00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado.

No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15:00 e as 21:00.

Segundo o IPMA, prevê-se chuva "forte e persistente, podendo ser acompanhado de trovoada" nestes cinco distritos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de