- Comentar
O presidente do núcleo regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro antevê um aumento exponencial da mortalidade associada ao cancro. Ouvido, esta manhã, no Fórum TSF, Vítor Veloso falou em muitos atrasos nos rastreios e tratamentos.
"Não temos dúvida nenhuma de que a mortalidade por cancro vai aumentar substancialmente. Nos próximos anos, vamos ver que isso vai acontecer de uma maneira exponencial", prevê. "É o que vai acontecer."
A Liga Portuguesa contra o Cancro acredita que o número de mortes por doença oncológica vai crescer muito
Vítor Velosos defende que o Governo não pode olhar só para a pandemia de Covid-19 e pede mais atenção à situação complicada dos doentes oncológicos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Temos de pensar que há muito para além da Covid", insiste. "Há inúmeros doentes que não foram tratados até agora devidamente, estão em lista de espera - não têm exames de diagnóstico, não têm consultas, não aparecem nos hospitais (...). Foram quase completamente esquecidos", critica. "Foram ultrapassados todos os limites."
Vítor Veloso incita o Governo a olhar além da Covid-19
A Liga Portuguesa contra o Cancro lembra que que é "fundamental" que uma doença oncológica seja "tratado em tempo útil" e que é preciso "arranjar meios alternativos de colmatar aquilo que até aqui faltou".
Além disto, Vítor Veloso considera ainda que, no que toca à Covid-19, os doentes com cancro têm de ser considerados prioritários na toma da vacina. "Não se esqueçam da vacinação!", apelou.
*com Manuel Acácio e Rita Costa
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
