- Comentar
A audiência do ex-banqueiro João Rendeiro foi, esta terça-feira, novamente adiada, depois de a defesa ter pedido mais tempo para apresentar o requerimento de libertação sob fiança, decidiu o juiz.. Rendeiro será ouvido na quarta-feira.
Relacionados
Defesa de Rendeiro pede transferência de prisão após ameaças de morte ao ex-banqueiro
João Rendeiro não pediu, mas "pode beneficiar de proteção consular"
Esta terça-feira João Rendeiro reafirmou, perante os jornalistas, que não vai mesmo regressar a Portugal. "Não vou regressar a Portugal", disse às televisões no local. Rendeiro vai continuar detido a aguardar a decisão do tribunal.
A equipa de defesa de João Rendeiro pediu esta terça-feira a transferência para outra prisão - que, adianta a CNN, terá sido recusado - depois de o ex-banqueiro ter recebido ameaças de morte, disse a advogada June Marks à agência Lusa.
"Como resultado das notícias" nos órgãos de informação, "ele [João Rendeiro] está a receber ameaças de morte", referiu a advogada, explicando que "os outros prisioneiros ouvem as notícias na rádio". June Marks acrescentou: "Vamos pedir a transferência" do antigo presidente do BPP.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No final da audiência de segunda-feira, à saída do tribunal de Verulam, João Rendeiro foi transferido para a prisão de Westville, a 30 km, uma das maiores do país e a única da região de Durban, com dezenas de milhares de reclusos.
Ainda nenhuma das autoridades revelou detalhes sobre em que condições João Rendeiro está detido, mas nesta terça-feira chegou num carro celular coletivo, juntamente com vários reclusos, segundo informaram os guardas do tribunal.
Através das pequenas grades era possível ver várias pessoas dentro da viatura, algumas em grande algazarra ao verem câmaras de filmar e vários jornalistas à porta do tribunal.
*Notícia atualizada às 14h06