- Comentar
O primeiro-ministro garante que, apesar da natureza defensiva da NATO, no território de países aliados "ninguém entra". À entrada para a cimeira desta quinta-feira, António Costa assinalou que a reunião "vale pelo momento" em que acontece e por servir para reafirmar "a unidade da aliança na defesa da paz".
Relacionados
Contrato com Legião "era demasiado longo". Mário Machado foi à guerra, mas não entrou

Leia também:
"Em território da NATO ninguém entra." Costa diz que Aliança "não contribuirá para escalada do conflito"
O líder da NATO tem também uma mensagem para Putin: "Cometeu um enorme erro ao lançar uma guerra contra uma nação soberana."

Leia também:
"Putin cometeu um enorme erro", defende Stoltenberg
Perante a aliança, o Presidente ucraniano pediu "ajuda militar sem restrições" que permita "salvar as pessoas" e as cidades.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Zelensky pede "ajuda militar sem restrições" à NATO e acusa Rússia de usar bombas de fósforo
Do Reino Unido há também novas críticas para Putin, com Boris Johnson a acusar o líder russo de já ter ultrapassado a "linha vermelha em termos de barbárie".

Leia também:
Vladimir Putin "já ultrapassou linha vermelha em termos de barbárie"
A reportagem da TSF em Odessa assistiu esta manhã a uma dupla vitória na cidade que pode ajudar a alimentar o espírito de quem tem vivido sob ameaça permanente nos últimos dias.

Leia também:
Reportagem TSF. Uma dupla vitória para ajudar Odessa a combater o medo
No café do pai de Sonya foi dia de festa. Ou melhor, foi dia de apagar uma vela posta num queque de chocolate. A menina de sete anos - os dentes não enganam - até fez um desenho para Kolia, o aniversariante. É mais um dia de guerra, mas houve um minuto para celebrar.

Leia também:
Reportagem TSF na Ucrânia. "Feliz Aniversário", Kolia
No rescaldo do episódio da lista de nomes do Governo, revelada ainda antes de o Presidente da República a ter conhecido, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou esta manhã que registou o episódio, mas também o ultrapassou: "O que passou, passou."

Leia também:
"O que passou, passou", diz Marcelo. Fuga de lista do Governo encarada com naturalidade, mas "fica registada"
Entretanto, e com Santos Silva apontado à presidência da Assembleia da República, há que garantir que alguém pode ocupar, ainda que interinamente, o seu lugar enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros. Esse alguém será António Costa.

Leia também:
Costa será ministro interino dos Negócios Estrangeiros transitoriamente
Marcelo Rebelo de Sousa explicou também que vai até Fátima esta sexta-feira para participar na consagração da Rússia e da Ucrânia e no "apelo à paz universal".

Leia também:
Marcelo desloca-se a Fátima na sexta-feira para participar no "apelo à paz universal"
Esta quinta-feira é inaugurada, em Lisboa, uma exposição integrada nos 50 anos do 25 de Abril e que recorda as lutas estudantis dos anos 60 em Portugal. Artur Pinto, Maria Emília Brederode Santos e João Botelho partilharam com a TSF as suas memórias.

Leia também:
Responsabilidade, luta e apalpões presidenciais: memórias da luta estudantil dos anos 1960
Há também, por todo o país, iniciativas para assinalar o Dia Nacional do Estudante.

Leia também:
Estudantes manifestam-se em Lisboa 60 anos depois da crise estudantil
Na ilha de São Jorge, a atividade sísmica continua "acima do normal" e, nas últimas horas, registaram-se 11 abalos. A hipótese de erupção continua em cima da mesa.

Leia também:
Onze abalos nas últimas horas. Crise sísmica em São Jorge continua "acima do normal"