Nova linha de alta velocidade, Nobel da Paz acusado de abusos e outros destaques TSF

Também a cimeira Portugal Mobi Summit mereceu destaque na manhã informativa desta quarta-feira.

António Costa e Pedro Nuno Santos estiveram presentes na sessão de apresentação da nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar o Porto a Lisboa. O primeiro-ministro diz que "este é um projeto que une o país". Já o ministro das Infraestruturas e da Habitação fala numa "mudança de paradigma".

A ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Porto terá "um tempo de percurso direto" de 01h15 a partir de 2030. A construção desta nova linha será feita de forma faseada.

A Infraestruturas de Portugal avança que a construção de uma única nova ponte rodoviária e ferroviária sobre o rio Douro (em vez de duas novas pontes) é uma solução cuja "viabilidade técnica" está "comprovada", mas a decisão caberá aos autarcas e à tutela.

A imprensa holandesa publicou, esta quarta-feira, testemunhos de alegadas vítimas de abusos sexuais, quando eram menores, de crimes que terão sido cometidos durante vários anos pelo ex-administrador apostólico de Díli e Nobel da Paz, Ximenes Belo.

Uma pessoa morreu esta esta manhã na sequência de uma operação antiterrorista em Antuérpia, na Bélgica. A polícia realizou dezenas de buscas relacionadas com tráfico de armas e confirma ligações à extrema-direita.

O sistema informático do Estado-Maior-General das Forças Armadas voltou a ser alvo de um ciberataque. Fontes próximas do caso dizem que se trata de um caso "grave" e que "pode ter havido exfiltração de documentos e relatórios"

Arrancou esta manhã a cimeira Portugal Mobi Summit, que a TSF está a acompanhar em direto. A adaptação das cidades e as oportunidades e dilemas na transição para as novas formas de mobilidade são alguns dos temas que estarão em debate. Pode assistir aqui:

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de