- Comentar
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou mais 11 casos de monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos, em Portugal.
Relacionados
Investigador defende proteção contra varíola dos macacos para gupos de risco
Casos de varíola dos macacos triplicaram na Europa nas últimas duas semanas
No total, foram reportados até ao momento 402 casos, sendo que a maioria das infeções centra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de contágios nas restantes regiões (Norte, Centro, Alentejo, Algarve e na Região Autónoma da Madeira).
Todos os casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.
Todos os doentes estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, encontrando-se estáveis.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A DGS aconselha as pessoas que detetarem o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas, febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço e/ou aumento dos gânglios linfáticos a consultar um profissional de saúde.
"Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas", alerta-se.
Perante sintomas suspeitos, devem também ser adotadas medidas preventivas: evitar o contacto físico direto com outras pessoas, partilhar vestuário, roupas de cama, atoalhados, objetos como talheres, pratos ou outros utensílios de uso pessoal.
Recorda-se que uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.