- Comentar
Esta sexta-feira é o "Dia D" da Operação Marquês. Seis anos depois de ter sido detido, José Sócrates vai saber se vai a julgamento, podendo tornar-se no primeiro ex-chefe de Governo português a ser julgado por corrupção e outros crimes, caso não seja absolvido na instrução da Operação Marquês. O anúncio da decisão do juiz Ivo Rosa pode ser acompanhado em direto a partir das 14h30 na antena da TSF e em tsf.pt.

Leia também:
José Sócrates saberá esta sexta-feira se vai a julgamento, seis anos após detenção
O antigo primeiro-ministro está, desde 2017, acusado de 31 dos 189 crimes da Operação Marquês, entre os quais corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal, num processo com 28 arguidos e que já dura há sete anos.

Leia também:
José Sócrates acusado de 31 dos 189 crimes da operação Marquês
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Da detenção no aeroporto, passando pela prisão em Évora. Recorde os momentos-chave da Operação Marquês.

Leia também:
Da detenção no aeroporto, passando pela prisão em Évora. Os momentos chave da Operação Marquês
Quase um em cada sete alunos do terceiro ciclo tem pelo menos um progenitor estrangeiro. Um estudo da Universidade Nova de Lisboa encontrou sinais de "segregação" dos alunos filhos de imigrantes em 34% das escolas, numa distribuição desigual que tende a concentrá-los nas mesmas turmas.

Leia também:
Um terço das escolas segrega alunos filhos de imigrantes
Viajando agora até ao Egito. Foi descoberta aquela deverá ser a maior cidade do Egito Antigo que se mantinha soterrada na areia há milénios. Os arqueólogos envolvidos na exploração acreditam que se trata de uma das descobertas mais importantes desde que o túmulo de Tutankhamon foi desvelado.

Leia também:
"A maior descoberta desde o túmulo de Tutankhamon." Encontrada cidade dourada com três mil anos no Egito
No campo das experiências científicas, uma minúscula partícula, o muão, pode por em causa as leis básicas sobre as quais o mundo da física se baseia há décadas. O resultado é de um estudo realizado nos Estados Unidos que revelou que os muões se comportam de uma forma que não corresponde ao Modelo Padrão.

Leia também:
Nova experiência científica põe em causa leis da física
Voltando à polémica com a vacina da AstraZeneca, desta vez em França. O ministro da Saúde francês afirmou que as pessoas com menos de 55 anos que receberam a primeira dose desta vacina contra a Covid-19 devem receber a segunda dose de outra vacina.

Leia também:
Franceses com menos de 55 anos não vão receber segunda dose da Astrazeneca
Por fim, a tensão entre a Ucrânia e a Rússia. Os Estados Unidos estão a ponderar o envio, nas próximas semanas, de navios de guerra para o Mar Negro para apoiar a Ucrânia face à crescente presença militar da Rússia na fronteira oriental daquele país.

Leia também:
EUA ponderam enviar navios de guerra para apoiar Ucrânia na fronteira com Rússia