- Comentar
Entre os assuntos que marcaram a manhã desta quinta-feira está a definição do futuro do PSD. Da reunião com a Comissão Política Nacional deverá sair uma data para o Conselho Nacional, o órgão máximo entre congressos, onde aí sim são definidos os prazos para a saída de Rui Rio. A certeza para já é só uma: o presidente do PSD aposta numa transição suave e quer toda a gente na mesma página.

Leia também:
PSD começa nesta quinta-feira a definir o futuro
Paulo Rangel estará a ponderar recandidatar-se à presidência dos sociais-democratas. Num artigo no jornal Público, o eurodeputado não fala sobre o tema, mas define três desafios para um futuro radioso do PSD. Já António Leitão Amaro, antigo secretário de Estado que esteve ao lado de Paulo Rangel nas diretas contra Rui Rio, defendeu na TSF que ainda não é chegado o momento de discutir nomes para a liderança.

Leia também:
PSD pode ter futuro "radioso". Rangel estará a ponderar recandidatura à liderança do partido
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
"Não estamos na fase da escolha do líder. O PSD teve várias eleições nos últimos anos"
Destaque ainda para a inflação na zona OCDE que cresceu para 6,6% em dezembro de 2021, atingindo a taxa mais alta desde julho de 1991, segundo um relatório revelado pela organização. O aumento deve-se, em parte, ao crescimento da inflação na Turquia (36,1% em dezembro). Ao excluir o país, a inflação aumentou de forma mais moderada, com 5,6%.

Leia também:
Novo máximo em 30 anos. Inflação na OCDE atinge 6,6%
Também na ordem do dia continua a pandemia de Covid-19. De acordo com a OMS, a Europa pode entrar, em breve, "num longo período de tranquilidade" graças às elevadas taxas de vacinação, à menor agressividade da Ómicron e ao fim do inverno.

Leia também:
"Uma trégua que pode trazer paz." OMS diz que Europa está perto de controlar pandemia
O alerta é do presidente do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Se a construção do novo edifício de ambulatório não avançar, "a globalidade da prática" da instituição vai ficar em perigo. Em entrevista à agência Lusa, a propósito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, João Oliveira lamentou que a construção do novo edifício do IPO não estivesse prevista no Orçamento do Estado para 2022, que foi chumbado e levou à dissolução da Assembleia da República. A despesa do Instituto Português de Oncologia de Lisboa com medicamentos aumentou 50% nos últimos três anos, representando atualmente cerca de dois terços dos gastos da instituição.

Leia também:
Presidente do IPO avisa que sem novo edifício fica em perigo prática do instituto

Leia também:
Despesa do IPO de Lisboa com medicamentos aumentou 50% em três anos
Por fim, mais um caso positivo de Covid-19 no Benfica. João Mário é o mais recente caso e deve falhar, pelo menos, o próximo encontro do Benfica, numa deslocação a Tondela, na próxima segunda-feira.

Leia também:
João Mário testa positivo à Covid-19