- Comentar
O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu esta terça-feira que a situação na cidade ucraniana de Mariupol, sitiada pelo exército russo, é "trágica", mas confessou ao secretário-geral da ONU, António Guterres que espera resultados das negociações com Kiev.

Leia também:
Putin diz a Guterres que acredita num "resultado positivo" na negociação com Kiev
António Guterres confessou a Putin estar "profundamente preocupado" com o que está a acontecer na Ucrânia e sugeriu ao Presidente russo a criação de um grupo de trabalho entre a ONU, a Rússia e a Ucrânia para tornar os corredores humanitários mais eficazes.

Leia também:
Guterres quer "corredores humanitários eficientes" em Mariupol. Putin diz que funcionam
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Por sua vez, Vladimir Putin afirmou que é preciso valorizar os mecanismos criados à II Guerra Mundial e, depois disso, culpou Kiev pela crise no Donbass, sublinhando que "todo o problema" surgiu depois do golpe de estado em 2014.

Leia também:
Guterres quer "corredores humanitários eficientes" em Mariupol. Putin diz que funcionam
De visita a Málaga, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou a reunião entre Guterres e Putin acontece numa "corrida contra o tempo" e contra as consequências económicas do conflito na Ucrânia.

Leia também:
"Reserva faz parte", mas Marcelo diz que Putin e Guterres reúnem-se em "corrida contra o tempo"
Por cá, o Governo garante que a proposta do Orçamento do Estado, que já foi entregue na Assembleia da República, prevê a "mitigação da inflação", mantendo o caminho "das contas certas". O ministro das Finanças, Fernando Medina, foi ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças sobre a proposta para 2022, e admitiu que os portugueses estão a ter uma redução do poder de compra, com o aumento dos preços.

Leia também:
"Não posso dizer que as pessoas não têm diminuição do poder de compra"
A Direção da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) abriu três inquéritos a três professores da instituição para investigar denúncias de assédio e discriminação. Numa mensagem enviada a professores, estudantes e funcionários, a diretora da FDUL, Paula Vaz Freire, revelou que foram abertos "três inquéritos para investigar a veracidade, a extensão e os sujeitos mencionados em três denúncias".

Leia também:
Faculdade de Direito abre três inquéritos para investigar assédio e discriminação
O Parlamento vai votar, na sexta-feira, um texto comum da Comissão de Negócios Estrangeiros de condenação pela invasão da Ucrânia e de apoio a "uma investigação independente para apurar responsabilidades sobre crimes de guerra", que mereceu a oposição do PCP.

Leia também:
Comissão aprova voto pela "investigação independente" de crimes de guerra. PCP opõe-se
Perante o perigo de uma nova catástrofe nuclear na Ucrânia devido à ofensiva russa, a União Europeia apelou a Moscovo para se abster de qualquer ação contra as instalações nucleares ucranianas.

Leia também:
Nível de radioatividade "anormal". UE alerta para perigo de nova catástrofe nuclear
Já Lloyd Austin, secretário da Defesa dos EUA, foi questionado sobre a possibilidade de uso de armas nucleares no conflito entre a Rússia e a Ucrânia e afirmou que essa hipótese é perigosa e "muito pouco útil".

Leia também:
"Ninguém poderá ganhar uma guerra nuclear"
Vinte e quatro migrantes estão desaparecidos depois de a embarcação onde seguiam ter naufragado perto da costa do arquipélago das Canárias, anunciou a Guarda Costeira espanhola. De acordo com um porta-voz do Salvamento Marítimo, a Guarda Costeira foi alertada sobre a saída deste barco com 61 migrantes a bordo, procedente do Cabo Bojador, no Saara Ocidental.

Leia também:
Mais de 20 migrantes desaparecidos após naufrágio perto das Canárias
O tenista português João Sousa, campeão em 2018, foi eliminado na primeira ronda de singulares do Estoril Open, ao perder com o argentino Sebastián Báez, em dois sets. No Clube de Ténis do Estoril, o 59.º tenista do ranking ATP confirmou o favoritismo diante do número um português e 83.º jogador mundial, impondo-se com os parciais de 6-1 e 6-3, em apenas uma hora e cinco minutos.

Leia também:
João Sousa afastado na primeira ronda do Estoril Open