- Comentar
Entre os assuntos que marcaram a manhã desta sexta-feira, está o arranque da última fase de desconfinamento em Portugal. Entre as principais novidades do dia da "libertação", destaque para as lojas e restaurantes que deixam de estar sujeitos a restrições de horários e de limitação de clientes, bem como para as discotecas e bares que, depois de 18 meses encerrados, podem agora reabrir.

Leia também:
Portugal entra esta sexta-feira na última fase de levantamento de restrições

Leia também:
A poucas horas da abertura, há discotecas a cheirar a tinta fresca

Leia também:
"Ao fim de dois anos acho que vale a pena ser até às 8 ou 9 da manhã"

Leia também:
Discotecas de volta. "A dúvida é se as pessoas têm força para aguentar até depois das 4h00"
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Também sobre a pandemia, a Direção-Geral da Saúde emitiu um referencial em que esclarece todas as regras que se aplicam às escolas, entre as quais sobre o uso de máscaras, a testagem, isolamentos profiláticos e até alterações à terminologia e abordagem de um grupo de casos em determinado ambiente escolar.

Leia também:
Do uso de máscara à testagem. Veja aqui o novo referencial da DGS para as escolas
Na ordem do dia está também a norma divulgada pela Direção-Geral da Saúde, que estabelece que pessoas com vacinação completa que tenham tido um contacto de risco deixam de ter fazer isolamento se testarem negativo à Covid-19. Estão, no entanto, obrigados a isolamento os contactos de casos confirmados no contexto de surtos em lares e noutras estruturas para pessoas idosas, unidades de cuidados continuados, de acolhimento de crianças e jovens em risco, cadeias e centros de acolhimento de migrantes e refugiados.

Leia também:
Vacinados que testem negativo à Covid-19 deixam de precisar de isolamento
Destaque ainda para a entrevista TSF/DN desta semana, com o almirante Melo Gomes, que critica a forma como o Governo geriu a pretensão de substituir o atual CEMA e recorda que se a crise não for bem explicada, pode estar em causa o regular funcionamento das instituições.

Leia também:
Forma como foi feita exoneração do chefe da Armada "fragiliza não só o Estado democrático mas também a instituição militar"
Por fim, o fim de semana será marcado pelo regresso da chuva. O IPMA colocou cinco distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte.

Leia também:
Cinco distritos sob aviso amarelo. Chuva regressa a Portugal este fim de semana