Obras na Praça de Espanha estão quase prontas. Só falta "a melhor parte"

A rotunda "obsoleta" deu lugar a um cruzamento "moderno", onde ainda vai nascer um dos maiores jardins de Lisboa.

Um ano depois do início dos trabalhos de requalificação da Praça de Espanha, em Lisboa, a obra inicial está praticamente acabada. A rotunda "obsoleta" deu lugar a um "cruzamento moderno" e o "feedback" de quem circula na zona tem sido positivo, disse à TSF o vereador Miguel Gaspar.

Agora já só falta "a melhor parte": criar um jardim "fantástico" que promete ser um dos maiores de Lisboa, com a dimensão do atual Jardim da Estrela (cerca de 6 hectares).

Será um jardim com um riacho, que aproveita um curso de água já existe e "que torna a cidade mais resiliente ao criar uma bacia de retenção de águas para nos dias de maior chuva não se acumular água" que possa pressionar as infraestruturas e provocar inundações.

A fase final das obras de requalificação prevê a construção de uma ponte pedonal que vai ligar o jardim da Fundação Calouste Gulbenkian ao novo jardim da Praça de Espanha. O concurso para atribuição da obra está em fase final, pelo que os trabalhos devem começar dentro de dois meses.

O confinamento associado à pandemia de Covid-19 acabou por dar uma ajuda: com menos pessoas a circular na estrada, as obras na rotunda não tiveram tanto impacto no trânsito como seria de esperar.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de