- Comentar
O capitão João Gaspar, das relações-públicas da GNR, confirmou à TSF que a operação Peregrinação Segura 2022, em relação às celebrações do 13 de maio, em Fátima, "vai se encontrar dividida em duas fases distintas"
Relacionados
Reportagem TSF. No encalço dos últimos peregrinos até ao 13 de Maio em Fátima
Reportagem TSF. Fé, engenharia das velas e cante no regresso dos peregrinos a Fátima
Na primeira fase, "o principal objetivo é a segurança dos peregrinos que efetuam o percurso a pé em grupos numerosos, circulando muitas vezes em vias com tráfego intenso".
Ouça as declarações de João Gaspar
Esta quinta-feira, João Gaspar confirmou, em declarações à TSF, que a operação "vai entrar numa segunda fase, que tem início no dia 12 de maio" e tem como objetivo "garantir a segurança das celebrações religiosas no Santuário de Fátima e nas áreas envolventes". Com isso, a GNR espera "assegurar a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito" no acesso ao local.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A GNR ainda não tem ideia do número exato de peregrinos que irão estar no recinto e garante que, até ao momento não aconteceram incidentes "de maior registo".
Três áreas de atuação da GNR em operações como o 13 de maio
Para operações como o 13 de maio, o capitão João Gaspar lembra "três áreas de atuação": "temos de ter atenção à garantia da segurança rodoviária e da fluidez do trânsito"; "garantir a prevenção de qualquer tipo de atividade ilícita" e "acima de tudo, garantir um clima de tranquilidade e de segurança" aos peregrinos.