- Comentar
O bispo de Angra do Heroísmo, nos Açores, decidiu esta quarta-feira afastar dois padres da diocese açoriana cujos nomes constam da lista de suspeitos de abusos sexuais de menores que foi entregue à Igreja Católica pela comissão independente.

Leia também:
"Pedir perdão é pouco." Dois padres afastados por suspeita de abusos sexuais de menores nos Açores
Em Évora, a arquidiocese afastou cautelarmente um padre de funções e abriu uma investigação a uma denúncia de alegados abusos de menores pelo sacerdote em questão, na década de 1980, no Seminário Menor da cidade.

Leia também:
Padre afastado de funções por alegados abusos na década de 1980 em Évora
Os médicos iniciaram hoje uma greve de dois dias para exigir a valorização da carreira e das tabelas salariais, numa altura em que sindicatos e Governo estão em negociações, mas ainda sem acordo após várias reuniões inconclusivas. O ministro da Saúde, Manuel Pizarro garante disponibilidade absoluta nas negociações com os médicos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Médicos iniciam esta quarta-feira dois dias de greve

Leia também:
Não haverá idade limite para trabalhar nas urgências. Médicos "escusam fazer greve por causa disso"
O deputado independente no parlamento dos Açores (ex-Chega) e um outro da Iniciativa Liberal (IL) romperam o acordo de incidência parlamentar feito com o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM).

Leia também:
Deputados da IL e independente rompem acordo com o governo do PSD nos Açores
Apesar da recente crise política, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, prometeu estabilidade.

Leia também:
Crise política nos Açores? "Pretendo ser referencial de estabilidade"
O líder parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, saudou o fim de qualquer solução de Governo que conte com o Chega. Já André Ventura acusou a IL de irresponsabilidade por ter rompido o acordo.

Leia também:
Fim do acordo nos Açores: Brilhante Dias diz que tirar Chega "do arco da governação são boas notícias"

Leia também:
Fim do acordo. Ventura propõe ao governo açoriano que apresente "moção de confiança"
No dia Internacional da Mulher, a TSF assinala-o com a notícia de uma nova tendência que está a preocupar o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão: há cada vez mais mulheres jovens entre os doentes e muitas são fumadoras passivas.

Leia também:
Mulher, jovem e não fumadora? Esteja atenta ao cancro do pulmão
O dia também não foi indiferente para os sindicatos. A CGTP e UGT assinalam que ainda há muito a fazer para garantir paridade no mercado de trabalho.

Leia também:
Mulheres são "um fardo" para as empresas? Sindicatos alertam para desigualdade no mercado de trabalho
O Presidente da República defende que neste dia internacional "cabe reconhecer o papel das mulheres na luta pelos seus direitos".

Leia também:
Marcelo celebra "força" das mulheres e considera "insuficientes" passos para igualdade
O Ministério Público decidiu indiciar o antigo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Lisboa, dois inspetores coordenadores e dois vigilantes de homicídio negligente num novo processo por vários crimes, incluindo omissão, sequestro e denegação de justiça no caso da morte de um cidadão ucraniano nas instalações do SEF do Aeroporto de Lisboa, em março de 2020.

Leia também:
Ex-diretor do SEF e outros quatro novos arguidos no caso do cidadão ucraniano que morreu no aeroporto

Leia também:
Morte no SEF. Defesa de Ihor Homeniuk diz que novo processo é "caminho longo e penoso" para a família
A relação entre o Presidente da República e o primeiro-ministro "está ótima", garante António Costa, na véspera de Marcelo Rebelo de Sousa cumprir sete anos no Palácio de Belém, e numa altura em que a contestação social tem aumentado, nas ruas, contra as políticas do Governo.

Leia também:
Costa garante que relação com Marcelo "está ótima" e mandato será cumprido "tranquilamente até ao fim"
Em Kiev, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse ser de "importância crítica" prolongar o acordo de exportação de cereais entre a Ucrânia e a Rússia, lembrando que é vital para o abastecimento mundial de alimentos.

Leia também:
Guterres alerta em Kiev para "importância crítica" de prolongar acordo de cereais
Grigory Yudin é um cientista político russo e um dos poucos críticos da guerra que se mantêm no país e em liberdade. O professor da Escola de Ciências Sociais e Económicas de Moscovo acredita que o presidente russo não tem linhas vermelhas.

Leia também:
Cientista político russo diz que Putin pensa que sem ele o mundo não deve existir
O avançado espanhol do Gil Vicente Fran Navarro tem acordo para reforçar o FC Porto na próxima temporada. As negociações já duravam há alguns meses, mas está tudo acertado para vestir a camisola azul e branca no próximo verão, apurou a TSF.
