- Comentar
O pai de Valentina vai recorrer da sentença do tribunal de Leiria. Sandro Bernardo foi condenado esta quarta-feira a 25 anos de prisão pelo homicídio da filha, mas o recurso foi confirmado à TVI pelo advogado Roberto Rosendo.
Já esta quarta-feira a defesa de Sandro tinha admitido essa possibilidade, depois deste ter sido condenado pelos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e violência doméstica.
A procuradora entendeu que, apesar de ter sido o pai a provocar as lesões que levaram à morte de Valentina, na Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, a sua companheira "nada fez para impedir e não tinha nenhum impedimento".
Também a madrasta de Valentina foi condenada a 18 anos e 9 meses de prisão.
O casal escondeu o corpo da Valentina numa zona florestal, na serra d'El Rei (concelho de Peniche, distrito de Leiria), e combinou, no dia seguinte, alertar as autoridades para o "falso desaparecimento" da criança.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Para o MP, pai e madrasta deixaram Valentina "a agonizar, na presença dos outros menores, indiferentes ao sofrimento intenso da mesma", não havendo dúvidas de que a madrasta colaborou na atuação do pai sem promover o socorro à menor ou impedindo as agressões.