Para ler ao meio-dia. Madrid à direita, saúde lenta e prémios milionários no Novo Banco

Faça uma pausa para a hora de almoço e aproveite para ler os temas-chave da atualidade nesta manhã. O Dia Mundial da Língua Portuguesa e uma fraude por MB Way estão também na ordem do dia.

O Novo Banco decidiu atribuir um prémio de 1,9 milhões de euros à equipa de gestão liderada por António Ramalho, depois de ter registado um prejuízo de mais de 1,3 mil milhões de euros em 2020. Esta é uma das notícias que se destacam na manhã informativa da TSF, e pode ler toda a história aqui.

A saúde continua lenta, mesmo depois do abrandamento da pandemia em Portugal. A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) denuncia, em declarações à TSF, que os serviços de saúde ainda não voltaram aos níveis de atividade que tinham antes da crise sanitária. Saiba mais aqui.

Nesta manhã a TSF também dá conta de um ponto de viragem marcante na vida política do país vizinho. O Partido Popular conquistou uma vitória incontestável (45% dos votos e 65 deputados), e Pablo Inglesias, líder do Podemos, anunciou que abandonará a política definitivamente. Conheça aqui todos os acontecimentos deste marco, que altera o rumo político de Madrid.

Aqui pode ler mais sobre a reação de Pablo Iglesias à vitória esmagadora da direita espanhola.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se esta quarta-feira em 44 países. A TSF apresenta-lhe uma reflexão do ministro dos Negócios Estrangeiros. Da poesia à "responsabilidade", conheça aqui o poder da língua portuguesa para Augusto Santos Silva.

A PJ deteve 17 pessoas numa megaoperação por fraude digital na plataforma MB Way. Estão em causa "fraudes milionárias através do sistema bancário", que terão visado mais de um milhar de pessoas. Conheça toda a história.

Aconteceu no aeroporto de Medan, na Indonésia: zaragatoas usadas vendidas como novas para testes à Covid-19. A TSF conta-lhe tudo, aqui.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de