- Comentar
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) detetou a chegada ao arquipélago dos Açores de partículas sob a forma de aerossol sulfato vindas da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, que desde o passado dia 19 de setembro atinge a ilha de La Palma, nas Canárias.
Em comunicado, o IPMA confirma que desde quarta-feira que as observações "confirmam uma redução significativa da visibilidade" nos grupos Central e Oriental dos Açores (neblina) provocada pela chegada destas partículas, que se "deverão encontrar principalmente numa camada abaixo dos 800 metros de altitude".
Por causa do vulcão "têm sido emitidos gases e partículas para a atmosfera os quais são transportadas a longas distâncias".

Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"De acordo com os resultados das previsões do serviço de monitorização atmosférica do programa Copernicus, algumas dessas partículas terão chegado ao arquipélago dos Açores sob a forma de aerossol sulfato", num evento que também é confirmado por outra análise de um modelo norte-americano.
"O aerossol sulfato resulta da reação em fase líquida do dióxido de enxofre com a água, constituindo pequenas partículas líquidas, que servem de núcleos de condensação e podem ser transportadas pelo vento. Essas partículas possuem também propriedades óticas que contribuem para uma maior dispersão da luz e, consequentemente, provocam uma redução da visibilidade", adianta o IPMA.
A neblina terá sido acentuada nos Açores devido à elevada humidade relativa da, "aumentando o tamanho das partículas e diminuindo o seu índice de refração".
Ouça as declarações de Elsa Vieira, meteorologista do IPMA Açores, à TSF
Os especialistas estão agora a tentar medir o tamanho e concentração destas partículas, com o IPMA a garantir que acompanha de perto a evolução da situação.
Por precaução, a Secretaria Regional de Saúde dos Açores recomenda o uso de máscara na rua, já que as partículas ou poeiras podem afetar o trato respiratório.

Leia também:
Neblina em ilhas dos Açores pode ser consequência do vulcão de La Palma
Notícia atualizada às 19h08