Península Ibérica bate recorde de temperatura mínima

Esta manhã, foram registados -34,1 graus na Catalunha. Nunca, desde que há registo, havia feito tanto frio em todo o território ibérico.

Os termómetros de uma estação meteorológica na Catalunha assinalaram, esta quarta-feira, um novo recorde de temperatura mínima na Península Ibérica.

Esta manhã, na estação não oficial de Clot del Tuc la Llança, no município de Alto Aneu, os termómetros marcaram -34,1ºC, o valor mais baixo alguma vez registado em Portugal e Espanha, conta o jornal La Vanguardia.

De acordo com a publicação, o recorde anterior era de -32ºC e tinha sido registado há mais de 60 anos, em 1956.

O registo deste recorde de temperatura foi recolhido pela plataforma "Projecte 4 Estacions", um grupo de "metereologistas amadores" que recorre a transmissões em direto para a internet, mas várias entidades oficiais vieram dar eco a esta marca dos -34ºC - tais como a delegação de Aragão da Agência Estatal de Meteorologia.

Os -34ºC terão sido registados a mais de 2300 metros de altitude, junto ao Parque Natural Alt Pirineu.

Contudo, uma vez que a estação que assinalou a temperatura não é oficial, esta pode não vir a entrar nos registos como um recorde oficial.

Também em Portugal estão a registar-se dias de muito frio, com o arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental a serem afetados, a partir desta quarta-feira à tarde e até sexta-feira, por vento forte, chuva, agitação marítima, e possibilidade de queda de neve, devido à passagem da depressão Filomena, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícia atualizada às 11h48

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de