Perceção de risco aumenta, mas há menos pessoas a usar "sempre" a máscara em espaços fechados

A quantidade de pessoas que dizem cumprir a utilização de máscara em espaços fechados "sempre" diminuiu. Já a quantidade de pessoas que nunca haviam sido testadas também sofreu um decrescimento.

Andreia Leite, da Escola Nacional de Saúde Pública, falou esta manhã durante a reunião de peritos no Infarmed agora sobre os comportamentos e perceções sociais acerca da Covid-19 durante as festas, e revelou que a adesão à testagem sofreu um crescimento, mas a utilização de máscara foi mais vezes descurada.

Através da análise/barómetro estabelecida a cada 15 dias, com a introdução de novas perguntas, foi possível concluir que são registadas oscilações de comportamento consoante a situação epidemiológica se altera. Assim, aumentou entre a população a perceção de risco; 77% dos indivíduos reportaram um risco moderado ou elevado nesta fase.

A quantidade de pessoas que dizem cumprir a utilização de máscara em espaços fechados "sempre" diminuiu. Também houve uma diminuição da frequência da resposta "sempre" no que diz respeito ao distanciamento social.

A frequência de testagem, porém, ganhou relevância. A quantidade de pessoas que nunca tinham realizado teste diminuiu nas últimas duas quinzenas, o que se deve à necessidade de proteger família e amigos em encontros. Agora apenas 30% das pessoas reporta que nunca realizou um teste. A dificuldade em encontrar autotestes ou agendar um teste passou a ser mais notória também.

Entre 11 de dezembro e 3 de janeiro, 96% das pessoas disseram que adotaram medidas durante as festas: 71% das pessoas disseram que realizariam testes antes dos encontros, mais de 50% dos indivíduos tentaram assegurar-se de que os restantes elementos estavam vacinados.

Nos períodos mais recentes, houve uma diminuição da utilização de máscaras, embora se tenha assinalado um aumento da preocupação com a adoção de novas medidas de proteção, refere ainda Andreia Leite.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de