- Comentar
Uma ponte localizada na Rua dos Galos, na freguesia de São José de São Lázaro, em Braga, tem sido motivo de protesto de Pedro Augusto, engenheiro civil de profissão, que pediu à Câmara do município e à Proteção Civil o seu encerramento urgente devido a uma "falta de segurança estrutural" que ameaça fazê-la ruir.
Em entrevista à TSF, Pedro Augusto diz que ainda não recebeu nenhuma resposta da parte das entidades responsáveis e explica que "a ponte é artesanal, feita de esteios de granito, sem qualquer reforço de aço".
Ouça aqui, na íntegra, a entrevista de Fernando Alves com o engenheiro civil Pedro Augusto
Pedro Augusto refere que a ponte é "obrigada a suportar muito trânsito automóvel, dado servir de escoamento a um quarteirão inteiro em direção a Sul". "Chegam a formar-se filas de trânsito parado em cima da ponte", acrescenta.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O engenheiro civil afirma que "a ponte pode estar lá 20 anos, como pode cair hoje mesmo". Admite também que há riscos para quem a atravessa diariamente, "porque estruturalmente o granito tem uma resistência à tração, mas é extremamente baixa e em termos regulamentares essa reação não é considerada. É a mesma coisa que ter uma ponte de betão, mas não ter ferro nenhum".