Portugal administrou mais de 200 mil vacinas no fim de semana

Número de pessoas vacinadas contra a gripe é de quase dois milhões.

Mais de 146 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e aproximadamente 55.100 vacinas contra a gripe foram administradas nos últimos dois dias, segundo dados contabilizados até às 18h00 deste domingo, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Durante o dia de sábado e até ao final da tarde de hoje foram, assim, administradas 201.100 doses de ambas as vacinas nos centros de vacinação", referiu um comunicado da DGS.

O organismo liderado por Graça Freitas informa que Portugal já administrou, até à data, mais de 1,1 milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 e perto de 1,9 milhões de vacinas contra a gripe.

"Estes resultados foram possíveis devido à aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim de semana", acrescenta a nota.

A DGS recorda que a vacinação é a melhor forma de evitar doença grave, internamentos e morte, reforçando o apelo para que as pessoas que ainda não estão vacinadas efetuem o agendamento no 'site' da instituição.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.193.392 mortes em todo o mundo, entre mais de 260,44 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.417 pessoas e foram contabilizados 1.142.707 casos de infeção, segundo dados da DGS.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o "elevado número de mutações" pode implicar uma maior infecciosidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de