Portugal entre vários países europeus com falhas de eletricidade

Há vários concelhos nacionais sem acesso à energia elétrica.

Um problema no fornecimento de eletricidade na Europa está a atingir vários países, entre os quais Portugal, confirmou à Lusa fonte da EDP.

A fonte, sem especificar, deu conta que pelas 17h00 há vários concelhos no país sem acesso a eletricidade.

Em comunicado enviado às redações, a E-REDES precisou que, "na sequência de um problema registado hoje na rede elétrica europeia, a rede nacional foi afetada, tendo sido necessário proceder, por indicação da REN, a uma interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede".

"A E-REDES, em articulação com a REN, está a iniciar a reposição progressiva do serviço nas zonas afetadas", lê-se ainda na breve nota de imprensa.

Segundo o Jornal de Notícias os concelhos de Vila Praia de Âncora, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga, a Norte, e Sintra e Setúbal, a Sul, foram atingidos pelo "apagão".

Várias regiões de Espanha e França afetadas

Avarias nas linhas de alta tensão em Espanha e França estão a provocar cortes de energia que afetam centenas de milhar de pessoas em diversas regiões destes dois países.

Uma avaria na linha de "muito alta tensão de 400.000 volts" da Rede Elétrica Espanhola provocou esta tarde um apagão que afetou centenas de milhares de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

As comunidades autónomas mais afetadas são Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

Também em França, a Costa Basca está a ser afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de 'media' locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afetam outras centenas de milhares de pessoas.
Na região de Borgonha, cerca de 25.000 casas estão sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região, segundo os 'media' locais.

Notícia atualizada às 17h48

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de