Portugal vai receber medicamentos que estão a ser testados no combate à Covid-19

A Hidroxicloroquina e uma associação do Lopinavir com Ritonavir vão fazer parte do carregamento que chega ao país na próxma semana.

Portugal vai receber, na próxima semana, medicamentos que estão a ser utilizados noutros países em doentes com Covid-19.

Estão previstas, para segunda e terça-feira, as chegadas de novos voos provenientes da China, com cerca de cem toneladas de equipamento de proteção individual para o Serviço Nacional de Saúde.

Esta tarde, em conferência de imprensa, o presidente do Infarmed, Rui Ivo, explicou que estes são medicamentos experimentais.

"Iremos dispor de quantidades de alguns fármacos que, ainda estando a ser testados com evidência limitada, são importantes", referiu Rui Ivo.

"Estou a referir-se, sobretudo, à Hidroxicloroquina, a uma associação do Lopinavir com Ritonavir e eventualmente um terceiro fármaco", explicou o responsável do Infarmed.

A Hidroxicloroquina é usada na malária, enquanto o Lopinavir/Ritonavir é utilizado no combate ao VIH.

O carregamento que chega de avião a Portugal na próxima semana prevê equipamentos como máscaras, respiradores, batas, fatos, toucas, luvas, disse Sandra Cavaca.

Ainda na próxima semana chegarão 200 mil testes para deteção de Covid-19.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de