Pré-escolar no ensino obrigatório, vinculação extraordinária de professores e outros destaques TSF

Além da escolaridade obrigatória aos três anos, é também proposto o alargamento do acesso ao abono de família, bem como o reforço dos montantes pagos.

O Governo quer integrar o pré-escolar (dos três aos cinco anos) no ensino obrigatório, uma proposta que consta da versão preliminar da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2023 aprovada pelo Executivo que seguiu para consulta pública.

Na véspera do Dia Mundial do Professor, assinalado pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) com uma manifestação, na terça-feira, frente ao Ministério da Educação, a bancada do PCP avança, no Parlamento, com seis projetos-lei para confrontar o Governo do PS "com problemas que se arrastam", como a precariedade e as dificuldades que resultam da colocação, muitas vezes, longe dos locais de residência dos docentes. Em declarações à TSF, a deputada Ana Mesquita alerta para os cerca de "100 mil alunos" que continuam sem professor.

O Governo não avançou com qualquer proposta de aumentos salariais para 2022 na primeira reunião negocial com as estruturas sindicais, disse, esta segunda-feira, a presidente de STE, indicando que apenas foi proposta a fixação de um subsídio para assistentes operacionais.

Entraram em vigor as novas regras para viajar para o Reino Unido. Quem tiver a vacinação completa já não vai precisar de apresentar teste negativo à Covid-19. Até agora, era necessário fazer um teste PCR.

Em La Palma, o vulcão Cumbre Vieja está a expelir lava a alturas que, até agora, nunca tinham sido vistas. Um fenómeno que acontece depois de parte do cone se ter desmoronado na última noite.

O Prémio Nobel da Medicina foi atribuído aos norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian "pelas suas descobertas de recetores para a temperatura e o tato". Os vencedores foram anunciados pelo secretário-geral do Comité Nobel, Thomas Perlmann.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de