- Comentar
O primeiro-ministro, António Costa, saudou esta quarta-feira os enfermeiros e o seu "trabalho incansável" durante a pandemia, anunciando a publicação do despacho que prevê a contratação de 2474 profissionais de saúde, entre os quais 1.366 enfermeiros.
"O SNS é construído pelos seus profissionais. Por isso, é esta quarta-feira publicado o despacho que prevê a contratação de mais 2474 profissionais de saúde, entre os quais 1.366 enfermeiros. Prosseguimos a trajetória de reforço do SNS, que se revelou essencial na crise pandémica", escreveu António Costa na rede social Twitter.
Na maioria, são profissionais que tinham sido contratados para dar resposta à Covid-19 e que passam agora para os quadros.
Entre eles, estão sobretudo enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais, e também técnicos de diagnóstico e terapêutica e 60 médicos para a formação em Medicina Intensiva.
No Dia Internacional do Enfermeiro, que esta quarta-feira se assinala, o líder do Governo quis saudar "todos os profissionais de enfermagem" e agradecer "o empenho e dedicação com que, ao longo do último ano, têm enfrentado a pandemia".
"Com o seu trabalho incansável, os enfermeiros foram verdadeiramente decisivos no processo de recuperação de tantos que contraíram a covid-19 e agora na campanha de vacinação", lê-se na conta oficial do primeiro-ministro.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Dia Internacional do Enfermeiro assinala-se a 12 de maio, dia do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, considera a medida insuficiente.
Ouça as declarações de Guadalupe Simões