Problemas de segurança em ponte de Mirandela

Como medida preventiva, o município vai interditar a circulação de camiões e autocarros.

A Ponte "Engenheiro Machado Vaz", em Mirandela, necessita de obras de beneficiação, no prazo de dois anos, porque foram detetadas "deficiências nas infraestruturas que suportam o tabuleiro" aponta o relatório de uma empresa especializada a quem o município solicitou uma inspeção às 23 pontes que existem no concelho.

A presidente do município confirma o diagnóstico e a necessidade de serem tomadas medidas preventivas na próxima semana. "Já houve reuniões com a Infraestruturas de Portugal e com a PSP para se proceder ao corte do trânsito na ponte a veículos com mais de 30 toneladas", revela Júlia Rodrigues. A alternativa passará pela outra ponte da cidade que atravessa o rio Tua: a ponte Europa, ou a saída Norte para a A4.

Falta saber de quem é a responsabilidade de custear as obras com um valor superior a 1,5 milhões de euros. "A IP diz que aquela estrada nacional foi desclassificada e com isso também a ponte passou a ser da responsabilidade da Câmara, no entanto os nossos técnicos garantem que cabe à IP executar as obras", refere a autarca.

Contudo, "se a resposta for negativa, as obras serão executadas por nós, mas depois vamos exigir à IP sermos ressarcidos do montante gasto", assegura Júlia Rodrigues.

A ponte foi inaugurada em 1970 e fazia parte do trajeto da antiga EN15, que ligava Bragança ao Porto, e substituída, primeiro pelo IP4 e depois pela A4.

Em 2000, os troços da EN 15, entre Bragança e Murça, foram desclassificados para estradas municipais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de