Programa Revive a desconfinar: lançado concurso para reabilitar mosteiro em Amares

O concurso para a reabilitação do mosteiro de Santo André de Rendufe representa um investimento de 5,5 milhões de euros.

O programa Revive também está a desconfinar e esta sexta-feira é lançado o concurso para a reabilitação de um mosteiro, que no século XII foi um importante centro de ensino dos monges beneditinos, em Amares. Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, está confiante de que vão surgir investidores interessados.

O concurso para a reabilitação do mosteiro de Santo André de Rendufe representa um investimento de 5,5 milhões de euros, e a concessão será válida durante 50 anos.

Desde que o programa Revive começou somente uma obra foi concluída, confirma Rita Marques, à TSF: "Temos apenas um, no Alentejo, que foi reabilitado pelo grupo Vila Galé, e já está a funcionar."

Há, no entanto, "outros cujas obras decorrem e que também abrirão portas", por exemplo o Mosteiro de Lorvão, em Penacova, e o Palacete do Conde Dias, em São João da Madeira. Os concursos já terminaram e os contratos serão celebrados em breve, garante a secretária de Estado.

Apesar da pandemia, Rita Marques acredita que os investidores não vão perder o interesse pela reabilitação de imóveis. "Não temos assistido a uma diminuição de interesse. Até ao momento tivemos mais de 600 investidores interessados, com quem temos mantido contacto constante, para que os acordos possam responder às necessidades das populações."

A governante considera que estes são imóveis com um "valor histórico e patrimonial elevados".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de