Quinze distritos do continente e Açores sob aviso amarelo devido à chuva

O IPMA justifica a emissão destes avisos com "as linhas de instabilidade" associadas ao ciclone extratropical Danielle, que vão originar precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento.

Quinze distritos de Portugal continental e os grupos ocidental e central dos Açores estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de rajadas fortes, indicou o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal estão sob aviso amarelo até às 18h00 de quarta-feira.

O grupo central dos Açores (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) vai estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 09h00 e as 21h00 desta terça-feira e o ocidental (Flores e Corvo) até às 12h00 desta terça-feira também por causa da precipitação por vezes forte.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na origem da emissão destes avisos estão, segundo o IPMA, "as linhas de instabilidade" associadas ao ciclone extratropical Danielle, que vão originar precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento, no litoral oeste, evoluindo gradualmente para leste.

Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de quarta-feira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de