- Comentar
O debate na Assembleia da República marcou esta quarta-feira e António Costa aproveitou para deixar recados a Marcelo Rebelo de Sousa. O primeiro-ministro disse que "cada um deve atuar no momento próprio".

Leia também:
Governo admite redução do IVA dos alimentos e subida salarial no Estado. Costa responde a Marcelo

Leia também:
Costa responde a Marcelo: "Uma coisa muito importante é que cada um deve atuar no momento próprio"
O chefe de Governo rejeitou entrar em "tricas institucionais" com a oposição: "Manifestamente não é a dança que queremos dançar." Ainda em ataque à oposição, António Costa afirmou que no Governo "ou se faz ou não se faz", enquanto noutras funções "fala-se, fala-se e fala-se".

Leia também:
"Não queremos dançar." Costa rejeita "tricas institucionais"
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
"Nas outras funções fala-se, fala-se e fala-se. No Executivo, ou se faz ou não se faz"
Além do ataque à oposição e dos recados ao Presidente da República, o primeiro-ministro ainda fez anúncios. António Costa admitiu que a redução do IVA dos produtos alimentares para combater a inflação é uma possibilidade e afirmou que vai falar com os sindicatos, abrindo a janela para aumentos salariais na Função Pública.

Leia também:
Costa admite redução do IVA dos produtos alimentares

Leia também:
Governo vai falar com sindicatos e admite aumentos na Função Pública
Em relação ao "sábio dos sábios" - foi assim que Costa se referiu a Cavaco Silva -, o chefe de Governo lamentou que a discussão sobre o programa Mais Habitação tenha ficado marcada por "contributos destrutivos", aludindo às críticas feitas pelo antigo Presidente da República.

Leia também:
Costa fala em "contributos destrutivos" e atira ao "sábio dos sábios" Cavaco Silva
Ainda no Governo, mas já fora do Parlamento, o Ministério da Educação propôs aos sindicatos o fim de vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões para todos os professores que estão atualmente entre o 1.º e o 6.º patamares da carreira.

Leia também:
Governo propõe aos professores fim de vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões
Noutros campos - e este com mais relva e uma bola a rolar -, Cristiano Ronaldo e Roberto Martínez fizeram a antevisão da partida da seleção nacional desta quinta-feira, mas pouco se falou do Liechtenstein. O capitão da seleção disse que a chegada de um novo selecionador é uma "lufada de ar fresco", enquanto o treinador destaca o "compromisso" dos jogadores portugueses.

Leia também:
"Lufada de ar fresco." Ronaldo elogia Martínez e acredita que Portugal "vai ter mais ataque"

Leia também:
"O que importa é sermos flexíveis." Martínez surpreendido com "compromisso" dos jogadores
Em sentido contrário, a FPF anunciou que o guarda-redes Diogo Costa foi dispensado dos trabalhos da seleção, devido a uma "mialgia muscular". Para o seu lugar entrou Celton Biai que estava convocado para a seleção sub-21, mas que desde segunda-feira que estava a trabalhar com a equipa principal.

Leia também:
Diogo Costa dispensado da seleção por "mialgia muscular". Celton Biai rende-o
O Instituto Nacional de Estatística revelou esta quarta-feira que o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 12,6% em 2022, mais 3,2 pontos percentuais do que em 2021.

Leia também:
Preços da habitação sobem 12,6% em 2022