Recados no PSD e CDS continuam, greves entopem Lisboa e outros destaques TSF

As greves que condicionaram a capital e a crise política que tem efeitos por todo o país, bem como uma experiência que simula um sismo. Todos têm réplicas e impacto. Leia aqui as explicações dos acontecimentos que marcaram a manhã.

"Vivemos um momento histórico: os militantes do PSD têm na sua mão o poder de, ao mesmo tempo que elegem o seu líder, escolher o próximo primeiro-ministro de Portugal." O recado é da autoria de Paulo Rangel, que, um dia após a carta de Rui Rio aos militantes, também escreve às bases do partido para garantir que ganhar as legislativas não implica suspender a democracia internamente. Conheça aqui o conteúdo da mensagem.

Já no CDS, Nuno Melo garante ter "o telefone disponível" para atender o principal adversário na corrida à liderança. Mas antes ainda deixa críticas à "falta de visão de liderança e incapacidade de perceber a tragédia que está a causar para o CDS". Saiba todos os pormenores de mais um capítulo da disputa interna entre os centristas, aqui.

Hélder Amaral, antigo presidente da distrital de Viseu do CDS e antigo deputado, vê com tristeza o estado atual do partido, mas não se rende, não acompanha a debandada dos últimos dias. Em entrevista à TSF, com Fernando Alves, o centrista quebra o silêncio e expõe os motivos que o levam a ter "coragem".

Diogo Feio também permanece, devido a ter um "mandato a cumprir" e uma "esperança muito ténue". O representante do Conselho de Jurisdição sugere que alguns militantes centrais para o partido possam fazer a ponte do diálogo entre os dois opositores que lutam pela liderança. Saiba tudo aqui.

Já foi retomada a circulação no Metro de Lisboa após a greve parcial de trabalhadores que chegou mesmo a encerrar as estações. A adesão foi muito significativa, tal como à greve dos trabalhadores da Rodoviária de Lisboa, que rondou os 70%.

A Federação de Sindicatos da Administração Pública desconvocou a greve marcada para dia 12 de novembro. A TSF explica-lhe aqui os motivos.

Não é uma greve nem uma crise política, mas também tem impacto. Se não sabe o que fazer em caso de sismo, aprenda tudo com o exercício A Terra Treme. Pode ler tudo sobre a experiência aqui.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de