- Comentar
A Proteção Civil registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 desta quarta-feira 83 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, disse à Lusa o comandante
Relacionados
Chuva forte, inundações e trovoada em todo o país. Há dois distritos sob aviso vermelho
Depressão Armand traz chuva, vento e agitação marítima até sábado
Registadas 295 ocorrências em Portugal continental devido à tempestade até às 10h00
À TSF, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) José Costa, refere que os distritos de Braga, Porto e Aveiro foram os mais afetados.
"Temos registadas desde as 18 horas de ontem até às 7 da manhã de hoje um total um acumulado de 83 ocorrências relacionadas, sobretudo, com quedas de árvores, inundações e limpezas de via."
José Costa diz que 34 das ocorrências correspondem a quedas de árvores e 22 a inundações
"Atualmente não temos ocorrências significativas, não temos qualquer informação relativa a feridos ou vítimas relacionadas com estas ocorrências", acrescenta o comandante da ANEPC.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Porto e Braga sob aviso vermelho até às 09h00 desta quarta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas de vento.
O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.
O IPMA colocou também os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à chuva até às 09h00 desta quarta-feira, passando depois a amarelo até às 21h00.
Para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga foi emitido aviso laranja por causa do vento, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas, passando depois a amarelo.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21h00 devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas de vento.
Sob aviso amarelo por causa do vento vão estar os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 12h00 desta quarta-feira, e depois entre as 06h00 e as 15h00 de quinta-feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste entre as 03h00 de quinta-feira e as 03h00 de sexta-feira.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.