- Comentar
As restrições à circulação não tiveram qualquer impacto no primeiro fim de semana depois de implementado o novo confinamento geral.
Enquanto nos dias úteis se registou uma diminuição da mobilidade, no último sábado e domingo esta foi idêntica à dos fins de semana anteriores, conclui a consultora de análise de dados PSE.
Em declarações à TSF, Nuno Santos, especialista da consultora que que tem avaliado as mudanças na mobilidade dos portugueses durante a pandemia, revela que "as medidas neste fim de semana não tiveram impacto no sentido de inibir a circulação".
Sábado e domingo "foram dias exatamente idênticos aos fins de semana anteriores", diz Nuno Santos
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Nos dias úteis do primeiro confinamento, em março, a mobilidade caiu entre 40 a 50 pontos percentuais. Agora, na segunda-feira, a redução de pessoas na rua foi de apenas 10%.
Nuno Santos espera que, com as medidas anunciadas esta segunda-feira por António Costa, haja menos movimento aos fins de semana.
Nos dias úteis não são esperadas grandes mudanças, já que em média 60% da população mantêm-se em circulação porque tem mesmo de o fazer para trabalhar.

Leia também:
Mais limitações de circulação e novos horários no comércio. Saiba tudo o que muda
O Governo decidiu esta segunda-feira reforçar algumas medidas adotadas no período de confinamento geral, quatro dias após terem entrado em vigor, depois de uma reunião do Conselho de Ministros extraordinário.
A proibição de circulação entre concelhos vai voltar a ser aplicada aos fins de semana no território continental, o comércio volta a encerrar às 13h00 e as forças de segurança vão ter mais visibilidade na via pública e reforçar a fiscalização.

Leia também:
Três detidos na última semana por desobediência a regras do confinamento
