Restrições à circulação. Quem poderá circular entre concelhos nos próximos dias?

PSP e GNR explicaram como vão agir nos Finados, entre 30 de outubro e 3 de novembro.

A partir da meia noite desta sexta-feira, 30 de outubro, e até ao dia 3 de novembro vão haver restrições à circulação entre concelhos em todo o país. A ordem da PSP e da GNR é para "ficar em casa", mas há exceções. Assistir a espetáculos, ir à escola ou trabalhar são algumas das exceções previstas.

Os profissionais de saúde, agentes de proteção civil, forças armadas e outras forças de segurança, bem como titulares de cargos políticos, magistrados, líderes de religiões e quem presta apoio a órgãos de soberania estão autorizados a deslocar-se entre concelhos.

O mesmo será possível para todos os cidadãos que demonstrem comprovativo para atividade profissional e quem esteja a fazer deslocações para estabelecimentos de ensino, centros de dia ou atividades ocupacionais, provas, exames, inspeções, atos processuais e espetáculos ao vivo, onde não se incluem os cinemas.

"Todas estas unidades levarão a cabo ações coordenadas e de patrulhamento, para que as pessoas se abstenham de efetuar grandes deslocações desnecessárias. Nesta operação pretendemos sensibilizar, mas não podemos deixar de ser firmes perante comportamentos de risco que possam pôr em causa a segurança de todos e a saúde pública", explicou o coronel Rui Veloso, comandante do GIPS, em conferência de imprensa.

Quem se deslocar sem justificação e for abordado pelas forças de segurança receberá uma ordem para regressar ao seu destino de origem.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de