São precisos voluntários para tornar digitais um milhão de cidadãos

O Programa de Capacitação Digital de Adultos já começou. Durante dois anos e meio, cada voluntário vai dar capacidades digitais a pelo menos uma pessoa.

O programa EUSOUDIGITAL.pt foi testado, e está pronto para ser usado.

Desde o início deste mês, quem tiver disponibilidade e vontade para ensinar outras pessoas a serem ativos no mundo digital, podem fazer uma formação rápida, e tornar-se num mentor do programa.

Qualquer um pode ser mentor, partindo do princípio que já é um cidadão digital.

Mesmo os que julgam ter competências para ensinar os outros, devem fazer a formação, totalmente online, para os mentores

O Programa de Capacitação Digital de Adultos pretende dar ideias básicas sobre o funcionamento da internet e dos dispositivos para a usar, juntando ainda conceitos e formas de criar uma cidadania digital - criar uma conta de correio eletrónico é uma das coisas fundamentais - e utilizar os inúmeros serviços eletrónicos já disponíveis, públicos ou privados.

Na Tarde TSF, Alexandre Nilo Fonseca, que lidera este programa, explicou que o programa é ambicioso e parte de uma ideia que saiu da fase de testes, sobre a disponibilidade da maioria da população para ensinar alguém próximo a usar um computador ou a internet.

Em números, a estimativa é a de ter nesta altura 2 em cada 10 cidadãos, sem usar computador ou internet.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de