SEF deteve homem suspeito de tráfico de seres humanos no aeroporto de Lisboa

O homem é também suspeito dos crimes de auxílio à imigração ilegal e uso de documento alheio, além do tráfico de seres humanos.

O SEF deteve um homem suspeito de tráfico de seres humanos, após ter chegado ao aeroporto de Lisboa num voo de Bissau acompanhado por uma menor de 5 anos, indicou esta segunda-feira aquele serviço de segurança.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)avança que a detenção ocorreu no domingo no aeroporto de Lisboa e o homem é também suspeito dos crimes de auxílio à imigração ilegal e uso de documento alheio, além do tráfico de seres humanos.

O SEF indica que o detido, proveniente de um voo de Bissau, estava acompanhado de uma menor de 5 anos que identificou como sendo sua filha, alegando que regressava à Bélgica, local onde reside.

No entanto, explica aquele serviço de segurança, os inspetores do SEF detetaram, durante o habitual controlo de fronteira, que o documento da criança levantava suspeitas, pelo que foi solicitada a colaboração da Unidade de Identificação e Peritagem Documental do SEF.

À TSF, Nuno Pereira, inspetor do SEF, relatou à TSF que, após a detenção, detetou-se que o documento "não era da menor" após uma "análise detalhada".

O homem tinha em sua posse "mais documentos", o que leva as autoridades a pensarem que o suspeito "pode fazer disto vida".

"Foram apreendidos passaportes e certidões de nascimento", documentos que foram entregues ao Ministério Público. Na posse do detido estavam também assentos de nascimento, certificados de residência, uma declaração manuscrita de venda de um passaporte francês no valor de mil euros e vários registos de transferências bancárias.

O SEF realça que todos os documentos indiciam fraude documental.

A menor foi encaminhada pelo SEF para as Equipas Multidisciplinares da Segurança Social e, posteriormente, instalada em casa segura e o detido jã foi presente a tribunal, que declarou a prisão preventiva.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de