- Comentar
Devido a "condições de instabilidade" provocadas por "uma depressão em altitude", a semana vai começar com uma "provável" ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no interior. No entanto, depois de um tímido início de verão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa que, a partir de quarta-feira, vem aí o calor, com temperaturas até 40 ºC e noites tropicais.
Relacionados
Catorze concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio
Em comunicado, o IPMA explica que um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores, "transportará uma massa de ar quente e seco" sobre o território de Portugal continental.
Um fenómeno que vai ajudar à subida das temperaturas, nomeadamente da máxima, que vai atingir valores acima de 30 ºC em todo o território, à exceção "de alguns locais na faixa costeira ocidental". Já nas regiões do interior e vales do Tejo e do Sado, as temperaturas vão chegar a valores entre os 35 ºC e 40 ºC, "não sendo de excluir valores pontualmente superiores", alerta o IPMA.
As temperaturas mínimas também vão subir e, por isso, são esperadas "noites tropicais" acima de 20 ºC em algumas regiões.
O vento vai soprar de fraco a moderado e, por vezes, forte nas terras altas. Estas previsões meteorológicas, associadas a "valores baixos da humidade relativa do ar", vão resultar num "aumento significativo" do perigo de incêndio.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O IPMA afirma ainda que a tendência aponta para uma "persistência de valores elevados de temperatura" nos próximos dias, pelo que é "provável" que venham ser emitidos avisos de tempo quente.