- Comentar
Um lar de idosos em Sintra tem dez utentes infetados com a Covid-19. Há outras pessoas da Casa de Saúde da Idanha, em Belas, que aguardam o resultado das análises.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, mostra-se desagradado pelos resultados das análises chegarem com "alguns dias de atraso". Para dar resposta ao problema, a Câmara Municipal de Sintra vai abrir três centros de acolhimento e análise.

Leia também:
"Sete detenções pelo crime de desobediência." Portugal avança com três mil milhões para PME
"O primeiro vai ser no novo centro de saúde do concelho, onde se vai fazer, simultaneamente, a avaliação e a análise. Os resultados vão ser conhecidos no próprio dia", revela o autarca à TSF.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Basílio Horta garante que os restantes centros vão abrir "imediatamente a seguir". No entanto, ressalva que as autoridades de saúde têm de garantir todas as condições de segurança.
O delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, indica que os casos de infetados na Casa de Saúde da Idanha afetam sobretudo pessoas de risco. "Estamos confinados a um piso e a uma ala, é complicado porque temos doentes com alguma gravidade, pessoas com doenças neurológicas e psiquiátricas. São doentes crónicos e pessoas com alguma idade", explica.
Basílio Horta assegura que a situação está controlada e que o lar já foi desinfetado. Ainda assim, o autarca admite que possam surgir novos casos, quando os resultados das restantes análises forem conhecidos.
