Sobe para 38 o número de infetados em lar de Ourique. Ninguém tem sintomas

Presidente da câmara revela que só detetaram o surto porque uma utente foi ao hospital devido a outro problema de saúde.

Sobe para 38 o número de infetados por Covid-19 num lar em Ourique. O presidente da câmara revela que só detetaram o surto porque uma utente foi ao hospital devido a outro problema de saúde. Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, no distrito de Beja, confirmou que ninguém tem sintomas, incluindo a idosa que foi ao hospital.

"Foi um episódio hospitalar de uma utente que, ao chegar ao hospital com outros sintomas que não os de Covid-19, teve de realizar o teste e depois despoletou toda esta situação. De resto, não se encontra ninguém internado devido à Covid-19 e as equipas da unidade de saúde local do baixo Alentejo estão a acompanhar a situação", contou à TSF Marcelo Guerreiro.

O autarca explicou que há mais dez novos casos positivos, mas continuam a aguardar resultados de mais testes.

"A autoridade de saúde prossegue o trabalho, aguardam-se resultados de mais testes efetuados no dia de ontem aos contactos para percebermos a evolução deste surto na localidade de Santa Luzia, concelho de Ourique. A autoridade de saúde pública decretou a retirada dos casos negativos - neste caso existia apenas um - e manter, no interior do lar, todos os outros casos positivos", revelou o presidente da Câmara de Ourique.

Entre os infetados estão 14 utentes, 13 funcionários e 11 contactos próximos de funcionários infetados do lar, entre eles um bebé que é filho de uma funcionária infetada do Lar de Santa Luzia e vai fazer 11 meses na segunda-feira. Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul dos Santos, o bebé estava com mais oito crianças na única das duas salas do berçário da creche em funcionamento e que foi fechada na quinta-feira, tendo todos os bebés e funcionários do espaço ido para casa.

Marcelo Guerreiro indicou que este sábado estão a ser testados os funcionários da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, onde estava o bebé infetado.

Também este sábado estão a ser testados os funcionários do Lar de Ourique da Santa Casa da Misericórdia. A Câmara de Ourique contratou uma equipa de 12 ajudantes de lar para substituir os funcionários infetados e assegurar os serviços e cuidados aos utentes que estão no Lar de Santa Luzia.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de