- Comentar
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) informou esta sexta-feira que subiu para 93 o número de casos de Covid-19 em jovens entre os 16 e os 18 anos, num surto associado a uma discoteca de Coimbra.
Relacionados
Portugal com 151 concelhos acima de risco muito elevado de infeção
"Até ao momento foram já identificados 93 casos associados, com idades maioritariamente compreendidas entre os 16 e 18 anos, não havendo até ao momento conhecimento de casos com sintomatologia grave", contabiliza a ARSC.
O comunicado de imprensa refere que este número de infetados pelo vírus SARS-CoV-2 é "sobre o surto do passado fim de semana em participantes num encontro em espaço de diversão noturna do concelho de Coimbra.
"Tendo em conta as características deste surto, com grande transmissibilidade, a investigação prossegue ativamente com o objetivo de uma rigorosa monitorização dos casos e dos seus contactos, através do isolamento e da realização de testes de rastreio", avisa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os casos começaram a ser detetados na terça-feira pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Mondego, que identificou jovens infetados "que frequentaram o mesmo evento num espaço de diversão noturna do concelho de Coimbra", disse a ARSC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
"Dada a atividade em questão, de grande proximidade e em espaço fechado com intensa interação durante várias horas, os casos iniciais geraram casos secundários, alguns estendendo-se a outros concelhos do distrito de Coimbra", acrescenta o documento.
Neste sentido, o Departamento de Saúde Pública e a Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Mondego "continuam a apelar ao cumprimento das regras e procedimentos para prevenção da infeção por SARS-Cov-2", que provoca a Covid-19.
Entre as regras a cumprir, o documento destaca "o distanciamento, a higienização das mãos, o uso de máscara e a realização de testes antes da participação em eventos e encontros familiares, os quais devem ocorrer em locais corretamente ventilados".