- Comentar
A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, esta semana, o nível de risco pandémico dos concelhos do país. Se no início de fevereiro havia mais de 200 municípios em risco "extremamente elevado" de infeção por Covid-19, agora são apenas três: Manteigas, Arronches e Resende.
Os números da DGS referem-se ao período terminado a 23 de fevereiro. São considerados de risco "extremamente elevado" os concelhos que registavam, nas últimas duas semanas, mais de 960 casos positivos por 100 mil habitantes.

Leia também:
Dois terços dos concelhos estão no grau de risco de contágio mais baixo. Veja a lista
À frente na tabela do risco segue o município de Manteigas, no distrito da Guarda, com 1896 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Ouvido pela TSF, contudo, o autarca Esmeraldo Carvalhinho fala em números já desatualizados que só prejudicam o concelho e são injustos para a população.
"É completamente incongruente com a realidade fazer a acumulação dos números durante 14 dias. Se é verdade que há uns dias estávamos num patamar elevadíssimo, neste momento, estamos a baixar já quase para o moderado. Neste momento, temos apenas 16 casos. Não estamos nessa situação de risco extremamente elevado de contágio", defende.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Esses números são completamente injustos e isto é extremamente prejudicial para a economia e para a imagem dos próprios manteiguenses. Dá a ideia de que aqui não temos medidas de segurança", contesta.
Autarca de Manteigas diz que este "rótulo" prejudica a economia local e dá má imagem aos manteiguenses
Segue-se o município de Arronches, no distrito de Portalegre, com 1.773 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.
A presidente da Câmara de Arronches, Fermelinda Carvalho, ressalva, porém, que basta haver um reduzido número de casos para que, numa população de pouco mais de 3 mil habitantes, se atinja o patamar em causa de incidência da pandemia.
"Tivemos, nesse período entre 10 e 23 de fevereiro, 23 casos. Acontece que Arronches tem 3.100 habitantes. Quando fazemos as contas para 100 mil habitantes, mesmo com estes números baixos, facilmente temos um índice muito elevado", explica a autarca.
Autarca de Arronches refere que é o facto de a população do concelho ser reduzida que leva a este nível de risco
O top 3 dos concelhos de maior risco elencado pela DGS é fechado pelo município de Resende, no distrito de Viseu, com 1.421 casos de Covid-19. São os únicos concelhos em todo o país considerados de risco extremo de contágio, neste momento.
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Leia também:
Portugal com 41 mortes e 979 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas