Total de casos sobe para 87 no Lar de Nossa Senhora da Luz em Torres Vedras

Surto no Lar de Nossa Senhora da Luz foi detetado no dia 03 de agosto.

O número de casos confirmados de Covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz subiu para 87, segundo a mais recente atualização da situação epidemiológica, divulgada este sábado.

"O cluster de Covid-19 localizado no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, conta com 87 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2. Do total de casos ativos, 80 casos correspondem à União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, dois à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e dois à freguesia de Silveira. Três dos casos identificados naquela instituição pertencem ao concelho de Lourinhã", detalha o boletim divulgado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz foi detetado no dia 03 de agosto, havendo a registar o óbito de um idoso de 93 anos, que se encontrava hospitalizado e que tinha outras morbilidades associadas.

De acordo com a direção da instituição, há ainda "cerca de 30 pessoas hospitalizadas" por necessitarem de cuidados médicos.

As 30 pessoas internadas distribuem-se pelos hospitais de Torres Vedras, Abrantes e Santa Maria (em Lisboa), segundo informações divulgadas no final da semana passada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O surto levou a que fossem efetuados testes aos 80 residentes e 78 funcionários do lar. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes disse à Lusa que "está programada a realização de novos testes no dia 19" e que no lar se mantém as medidas de contenção.

A mais recente atualização do concelho de Torres Vedras, há 126 casos ativos, 20 casos suspeitos e 258 contactos em vigilância. O total acumulado contabiliza 339 casos confirmados, 206 casos recuperados e sete óbitos.

Portugal contabiliza pelo menos 1775 mortos associados à Covid-19 em 53 981 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 760 mil mortos e infetou mais de 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de